A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia esteve com a equipe do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), na última sexta-feira quarta-feira (5), para uma visita técnica e avaliação diagnóstica das áreas urbanas do município, como também de todo o Rio Manguaba, visando o desenvolvimento ambiental e turístico de forma sustentável no município.

A visita dos técnicos do IMA junto as secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia; Cultura e Turismo e Eventos do município de Porto Calvo visa trazer renda para a cidade de forma sustentável.

Prefeita Eronita Sposito ao lado dos secretários Cleópatra Soares e Thiago Farias
(Foto: Welysson Torquato)

Entre Porto Calvo, Japaratinga e Porto de Pedras são 42 km de águas navegáveis. A Bacia do Rio Manguaba drena parte dos municípios vizinhos, além de percorrer centros das zonas urbanas e rurais, sendo o mais importante rio da Região Norte de Alagoas.

“Descer o rio é muito gostoso. Uma paisagem sem igual, sem contar com os portos que vamos encontrando ao longo do caminho. É uma riqueza sem tamanho que precisamos explorar para trazer turistas ao nosso município. Mas tudo de forma limpa e sustentável”, comenta a prefeita Eronita Sposito.

Para a secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, Cleópatra Soares, a visita do IMA para o município é de extrema importância desenvolvimento sustentável. “A partir do diagnóstico solicitado aos técnicos do órgão, viabilizarão direcionamentos e ferramentas para a abertura de projetos futuros que levará Porto Calvo a um patamar de sustentabilidade ambiental e turístico, beneficiando assim o meio ambiente com geração de emprego e renda”, ressalta Cleópatra.

Além de percorrer o rio, os técnicos do IMA também visitam o anel viário e algumas obras que não tem licenciamento do órgão para continuar. Também foram em busca de um local para implementação do projeto “Bosque da Memória”, onde serão plantadas mudas em homenagem às vítimas da covid-19.

(Foto: Welysson Torquato)

1 comentário em “Equipe técnica do IMA desce o Rio Manguaba para fazer avaliação do turismo de forma sustentável em Porto Calvo”

1. Com certeza, faremos o nosso melhor e a gestão ser a diferenciada na área ambiental com o apoio de nossa Gestora Eronita Sposito