R. Dr. Antônio Dorta, 18, Porto Calvo  / Segunda à Sexta das 08:00 às 13:00

Secretaria de Agricultura informa nova data para vacinação contra aftosa

A Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Calvo informa que a data de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada para até o dia 30 deste mês. O objetivo da campanha é vacinar o maior número de rebanho possível.

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) também prorrogou o prazo para a declaração segue até o dia 15 de julho. Agora, os pecuaristas terão mais alguns dias para vacinar todo seu gado.

A febre aftosa é um tipo de doença contagiosa e que causa grandes perdas econômicas aos donos dos rebanhos. Trata-se de uma enfermidade infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens.

De acordo com a Adeal, falta de doses de vacinas nas lojas de revendas agropecuárias no Estado foi o principal motivo da prorrogação da vacinação. O órgão fiscalizador explica, também, que apresentou protocolo ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma solicitação de prorrogação da etapa de vacinação.

O secretário de agricultura, Juvenal Veiga, conta que o objetivo do município é vacinar 100% dos animais. “Pedimos aos pecuaristas que fiquem atentos aos novos prazos, tanto de vacinação como da declaração. É muito importante para o município e para o Estado ter todos os animais vacinados”, comenta Veiga.

O criador que não fizer a vacinação estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.

Deixe um comentário