R. Dr. Antônio Dorta, 18, Porto Calvo  / Segunda à Sexta das 08:00 às 13:00

Secretaria de Saúde de Porto Calvo realiza conferência de saúde mental

A Prefeitura de Porto Calvo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e parceria do Conselho Municipal de Saúde (CMS), vai realizar, nesta quinta-feira (5), a Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento acontece na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Gemina de Gusmão, localizado no bairro Oscar Cunha, em Porto Calvo.

Este ano o evento tem como tema: A política de saúde mental como direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantias dos serviços de atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a prefeita Eronita Sposito, essa conferência é uma prioridade para atender as pessoas que estão precisando de atenção. “Faço questão de abrir esse espaço de diálogo com os usuários, com os funcionários, com a população, para que tenham compromisso de contribuir com a melhoria do serviço prestado e na elaboração de planos mais efetivos para garantir melhor assistência para os usuários”, ressalta a chefe do executivo.

De acordo com coordenação do evento, o objetivo é potencializar e melhorar a assistência de saúde mental prestada no município. “A conferência municipal é um espaço democrático, onde todos vão discutir o cenário atual e propor diretrizes para a construção da política da saúde mental do município”, disse a coordenadora do Caps Alanna Ramalho.

Eixos temáticos

Eixo I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;

Eixo II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

Eixo III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

Eixo IV – Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Programação

8h30 – Credenciamento;
9h20 – Abertura;
9h30 – Composição da mesa;
10h – Desfaz a mesa;
10h15 – Apresentação do conferencista;
10h50 – Esclarecimento, dúvidas e perguntas;
11h10 – Formação dos grupos para elaboração de propostas;
12h – Almoço;
13h30 – Apresentação e votação das propostas;
14h30 – Encerramento.

A partir da Conferência Municipal serão definidas as propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Saúde Mental, que acontecerá nos dias 20, 21, 22 de julho deste ano.

Deixe um comentário