terça-feira , 30 abril 2024
Home / Comunicação / Capacitação de fiscais ambientais fortalece o compromisso com o desenvolvimento sustentável de Porto Calvo

A Secretaria de Meio Ambiente de Porto Calvo promoveu uma capacitação para os fiscais municipais ambientais. A ação foi ministrada pelo setor competente da Gerência de Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Essa ação aconteceu no final de outubro, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Centro de Porto Calvo.

A ação, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, é um passo significativo em direção ao fortalecimento das práticas sustentáveis em Porto Calvo. A secretária de meio ambiente, Cleópatra Soares, enfatiza a importância de ter fiscais capacitados no município. Segundo ela, essa capacitação não apenas proporciona ferramentas para a fiscalização eficaz, mas também contribui para o desenvolvimento de ações que impactarão positivamente no meio ambiente local.

Técnicos durante capacitação com o IMA – Foto: Allex Nazário

A capacitação abrange uma variedade de aspectos, desde a compreensão aprofundada da legislação ambiental até técnicas avançadas de fiscalização. “Os fiscais com esse treinamento saem equipados não apenas com conhecimento teórico, mas também com habilidades práticas essenciais para lidar com as demandas específicas da região”, disse a secretária de meio ambiente Cleópatra Soares.

O processo de adequação do Código Ambiental Municipal ganha impulso com fiscais mais preparados e conscientes. A capacitação visa alinhar os agentes municipais com as diretrizes do novo código, promovendo a aplicação consistente das normativas ambientais e, consequentemente, a proteção mais efetiva dos recursos naturais de Porto Calvo.

A colaboração entre diferentes setores da sociedade é destacada como uma peça-chave no sucesso dessa empreitada. Fiscais capacitados não apenas atuam como guardiões ambientais, mas também como pontes entre a comunidade, o setor público e as empresas, fomentando práticas mais sustentáveis e uma conscientização ambiental mais ampla.