terça-feira , 19 março 2024
Home / Município / Dados Culturais

Dados Culturais

DADOS CULTURAIS

 

O Município de Porto Calvo mantém suas tradições culturais, através de gerações que cultuam e praticam de formas mais diversas possíveis.

Tradições como os Festejos Juninos, apesar misturas de ritmos musicais, não perdeu a tradição das fogueiras, comidas típicas relacionada a cultura do milho, além das danças de pastoril e quadrilhas juninas ao som do forró.

Outra tradição mantida no município é o Período Carnavalesco, onde a população se diverte durante os três dias desta festa ao som de vários ritmos que vão desde o frevo a antigas marchinhas, sem dispensar o ritmo alucinante do ache e outra músicas relacionada ao período. Tradições populares também são bem resguardadas no município. Grupos folclóricos fazem questão de preservar folguedos como o pastoril, o coco-de-roda ou o guerreiro, a fim de mostrar aos visitantes e ensinar às futuras gerações a essência do povo das Alagoas.

A religiosidade é outro traço marcante do município. As festas em honra aos santos são costumes preservado ao longo dos tempos, como as Festa de São Sebastião (20 de Janeiro), Festa de Nossa Senhora da Apresentação (padroeira). Durante este período são realizadas várias atividades religiosas como novenas e missas, culminando com a tradicional procissão pelas ruas da cidade. Paralelamente a festa religiosa, são realizados festejos no centro da cidade com bandas musicais que atraem um grande número de pessoas não só do município, mas também de todos os outros vizinhos.

Os demais festejos religiosos são os períodos pascal (semana santa) e o período natalino (natal).

Entre os festejos cívicos, os mais comemorado são a Emancipação Política do município (12 de Abril), a Independência do Brasil (07 de Setembro) e a Emancipação de Alagoas (16 de Setembro). Nestas datas são realizados hasteamento de Bandeiras, desfiles cívicos, além de várias outras atividades cívicas em todo o município.

 

Pular para o conteúdo