quinta-feira , 28 março 2024
Home / Destaque / Prefeitura de Porto Calvo, em parceria com a Semarh, perfura diversos poços artesianos no município

A Prefeitura de Porto Calvo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) iniciou a perfuração de poços artesianos no município. O trabalho vem sendo realizado nos bairro Oscar Cunha, Mangazala e Assentamento Maciape, em breve outras comunidades serão atendidas.

Com intuito de levar acesso à água de boa qualidade para a população, a ação beneficiará várias famílias distribuídas entre as comunidades, com água pronta para consumo dentro de suas casas. O desafio da Prefeitura é sanar o problema crônico da falta d’água no município.

A escassez Hídrica vem cada vez mais sendo agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. Porto Calvo é uma cidade banhada por uma bacia de extrema importância para o Litoral Norte, além de possuir uma vasta concentração de nascentes.

Para a prefeita Eronita Sposito, essa ação da Prefeitura junto com o Estado é de suma importância. “Essa parceria vai trazer mais tranquilidade para as famílias que estão sendo beneficiadas pelo programa de Perfuração de Poços. Vai minimizar a falta d’água e trazer mais qualidade de vida. E vamos conseguir muito mais para outras regiões do nosso município. O trabalho não para”, comenta a chefe do executivo.

A dona Maria José, moradora do Bairro Oscar Cunha, não ver a hora do poço ficar pronto e começar a usufruir da água em sua casa. “Estou muito feliz com esse poço aqui no bairro, pois ele vai beneficiar muita gente aqui. Esse trabalho é muito gratificante da prefeita Eronita. Fico vendo a máquina perfurar e já imaginando como vai ser bom ter esse poço aqui pertinho. Espero que outros bairros também sejam beneficiados”, comemora a dona de casa.

O Programa de Perfuração de Poços, do Governo do Estado, já perfurou mais de 600 unidades em diversas regiões de Alagoas. As ações desenvolvidas pela Semarh visam atender as cidades que possuem mais dificuldade com o abastecimento de água.

A secretária de Meio Ambiente de Porto Calvo, Cleópatra Soares, ressalta que é necessária a aplicação de novas formas de abastecimento de água potável para suprir a necessidade da população portocalvense. “O Programa Mais Água Alagoas irá beneficiar famílias de vários bairros. A perfuração de poços artesianos será um marco no governo de Eronita, água potável para a comunidade que sofre com a carência de recursos hídricos. O projeto visa a melhor qualidade de vida para a população”, disse.

Poço artesiano perfurado no Assentamento Maciape – Foto: Cleópatra Soares

A prefeita Eronita Sposito agradece a parceria da Prefeitura de Porto Calvo com SEMARH e o apoio que o secretário Fernando Pereira tem dado ao município.