sexta-feira , 26 abril 2024
Home / Assistência Social / Secretaria de Assistência Social de Porto Calvo entrega enxoval e cestas básicas para mulheres grávidas

Mais de 32 mulheres grávidas de Porto Calvo participaram de um momento com café da manhã, palestra e apoio psicológico. A ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Projeto Vida, também fez doações de enxoval e cestas básicas. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 11, na residência da prefeita Eronita Sposito (MDB), no centro do município, localizado na Região Norte de Alagoas.

De acordo com a Semas, o Projeto Vida tem como objetivo promover um momento de beleza, conhecimento e descontração para elevar a autoestima da mulher na gestação, tendo em vista que esse é um período de mudanças.

Prefeita Eronita Sposito fazendo entrega do kit enxoval (Foto: Vinícius)

A prefeita Eronita Sposito esteve na ação e conversou com as mamães sobre a importância desse momento único na vida delas. “Ser mãe é algo mágico, não tem explicação. Não podemos deixar de fazer eventos como esses, que valorizam a mulher e dão dignidade a elas. Muitas aqui são mães de primeira viagem e precisam de informação para cuidar delas e de seus bebês”, comenta a chefe do executivo.

De acordo com o coordenador geral da Semas, Humberto Lins, essa ação buscou mulheres que estão cadastradas em programas sociais e que são assistidas pela política de assistência social do município. “Buscamos trazer mais dignidade para essas mulheres que, muitas vezes, estão vulneráveis e que estão passando por insegurança alimentar e psicológica. O nosso trabalho é resgatar essas mães e dizer que podem contar com a Secretaria de Assistência Social”, ressaltou Lins.

Durante o momento com as mamães, a psicóloga Jéssica Nogueira e enfermeira Camila Moura conversaram com as mulheres para tirar dúvidas e falar sobre a importância da amamentação para a saúde do bebê nos primeiros seis meses de vida. “O emocional durante esse período gestacional fica muito abalado por causa dos sentimentos que elas têm durante esse período, mas tudo isso é normal. Tentamos mostrar para ela que a gravidez é algo lindo e que não precisa ter medo”, disse Nogueira.

Para a gestante Tayara Vitória, de 17 anos, do Assentamento Boa União, o Projeto Vida é bastante importante para as gestantes. “Eu só tenho a agradecer a Prefeitura de Porto Calvo, a prefeita Eronita e a Secretaria de Assistência Social por criarem ações que vão trazer mais dignidade às pessoas. Estou muito feliz com meu enxoval e com minha cesta. São projetos como esses que levam dignidade e bem-estar para o povo”, ressalta Tayara.