quarta-feira , 24 abril 2024
Home / Agricultura / Prefeitura de Porto Calvo em parceria com SENAR leva novas técnicas agrícolas para os produtores de bananas

Prefeitura de Porto Calvo em parceria com SENAR leva novas técnicas agrícolas para os produtores de bananas


Parceria entre a Prefeitura de Porto Calvo e o Instituto de Desenvolvimento Rural de Alagoas (SENAR-AL) tem desenvolvido novas técnias para o cultivo, manejo e produção da banana no município. Porto Calvo é um grande produtor da Região Norte de Algoas. A prefeita Eronita Sposito (MDB), junto do secretário de agricultura Silvanio Xavier, esteve na manhã desta quarta-feira, 3, em uma das plantação para conversar com agricultores beneficiados.

No plantio, a gestora pode ver de perto como as técnicas passadas para os agricultores da região tem feito a diferença na vida dos trabalhadores. “Acredito que a gente pode melhorar a mercadoria que temos em nossa cidade. Não temos que ser o maior da região, temos que ser o melhor. É por isso que trouxemos o técnico para ajudar todos os agricultores do município. É assim que o município se desenvolve”, comentou Sposito.

De acordo com dados do SENAR, o Brasil é o segundo maior produtor de bananas do mundo. Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Porto Calvo fica entre os municípios alagoanos que mais produzem bananas.

“Isso aqui é um trabalho artesanal, tem que ser louvável, tem que ser lapidado, para que a gente consiga não só vender a fruta, mas também agregar valor. A banana tem várias funcões que podemos explorar e enaltecer por estar em uma região previlegiada”, disse o técnico do SENAR Laercio.

Os agricultores dos Assentamentos Conceição e Maciape trabalhavam de forma arcaica e não tinham o lucro esperado durante a venda da mercadoria. “Essa parceria entre Prefeitura e Senar é muito importante porque é indispensável pro nosso crescimento. Eu sou filho de agricultor e isso aqui é minha praia, gosto muito de trabalhar na agricultura. Torci muito para que essa técnica chegasse até a nós e, graças a Deus, temos uma prefeita que tem vindo ao campo olhar nosso trabalho”, agradeceu o agricultor e presidente do Assentamento Conceição Elias.

O trabalho da Secretaria de Agricultura é levar novas técnicas para os agricultores do município.

Veja também

Prefeita Eronita Sposito busca parcerias em Brasília para o desenvolvimento de Porto Calvo

A prefeita Eronita Sposito viajou para Brasília nesta segunda-feira, 19, com objetivo de estabelecer parcerias …

Pular para o conteúdo