sábado , 27 julho 2024
Home / Destaque / Porto Calvo se destaca no Previne Brasil: Município fecha 2023 com a melhor nota na 2ª Região de Saúde

Porto Calvo, mais uma vez, alcança o topo do ranking no Previne Brasil, encerrando o ano de 2023 com a melhor nota entre os municípios que compõem a 2ª Região de Saúde. O feito é um marco significativo para a cidade, que, ao iniciar a gestão em 2021, ocupava a última posição com uma pontuação de 4.92 nos três quadrimestres do ano, quando a pesquisa é realizada. Desde então, o município não para de avançar, encerrando o último resultado em impressionantes 9.87.

O notável avanço é fruto do incansável empenho da Secretaria de Saúde, que tem trabalhado arduamente para cuidar dos portocalvenses e superar metas estabelecidas. A trajetória ascendente é resultado de um compromisso sólido com a saúde da população, refletindo a determinação em proporcionar um atendimento de qualidade.

O Previne Brasil, programa do governo federal, monitora sete indicadores de saúde, sendo eles: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Ao focar nesses indicadores, a Secretaria de Saúde de Porto Calvo implementou ações estratégicas e programas que impactaram positivamente na saúde da população. A melhoria nos serviços de pré-natal, o aumento da cobertura vacinal e a ampliação do acompanhamento de pessoas com condições crônicas são apenas alguns exemplos das iniciativas que contribuíram para a ascensão da cidade no ranking nacional.

A comunidade portocalvense celebra os resultados alcançados e reconhece o esforço da prefeita Eronita Sposito e da sua vice Mariinha e do secretário de Saúde Wictor Carvalho. O comprometimento em promover o bem-estar da população é evidente, e o progresso no Previne Brasil reforça o papel fundamental que a gestão desempenha na construção de uma comunidade saudável e resiliente.