sábado , 27 abril 2024
Home / Destaque / Atleta de bocha de Porto Calvo vence primeira etapa das Paralimpíadas Escolares em Belém-PA

Porto Calvo celebra com orgulho a vitória do talentoso atleta de bocha, Júlio César, na primeira etapa do campeonato das Paralimpíadas Escolares, em Belém, no Pará. O jovem representa não apenas sua cidade, mas todo o estado de Alagoas, Júlio César brilhou na etapa Nordeste e se destacou como um exemplo de determinação e superação.

Júlio César é aluno do Centro de Atendimento Educacional Especializado Ana Saldanha Lins Leão (CAEE), que tem sido um espaço de apoio fundamental para seu desenvolvimento. Sua conquista é motivo de alegria e inspiração para toda a comunidade escolar e para os moradores de Porto Calvo.

As Paralimpíadas Escolares 2023, promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), deram seu pontapé inicial em Belém, Pará. Com a participação de aproximadamente 1.800 jovens atletas com deficiência de todo o Brasil, o evento se destaca como a maior competição esportiva do mundo voltada para esse público.

Este ano, as Paralimpíadas Escolares atingiram um novo patamar de participação, reunindo um recorde de 1.800 atletas em idade escolar de todos os estados brasileiros, exceto Piauí. Comparado ao ano anterior, o evento teve um aumento significativo no número de inscritos, demonstrando a crescente importância e reconhecimento da competição.

O evento seguirá o mesmo formato bem-sucedido do ano anterior, com três fases regionais realizadas em Belém, Brasília e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro. Essas etapas regionais foram estrategicamente escolhidas para abranger modalidades com alto número de inscritos na fase nacional.

Em Belém, 492 atletas de 10 estados do Nordeste participaram das competições de atletismo, bocha e natação. Júlio César, com sua vitória na bocha, é um exemplo do espírito de competição e dedicação que permeia as Paralimpíadas Escolares. As provas ocorreram em locais estratégicos, como o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), reafirmando o compromisso do evento com a excelência esportiva.